Alimentação Desperdício zero

Granel #2 – Origens a Granel

Hoje trago mais um post sobre compras a granel, desta vez na loja Origens a Granel, em Leiria. Esta loja abriu em Agosto e ultimamente temos lá feito a maioria das nossas compras a granel. Como já lá vamos à algum tempo, já temos alguns produtos favoritos que acabamos por comprar sempre e no post de hoje decidi partilhar alguns.

Detergente para a loiça EcoX

A loja tem vários detergentes a granel da marca EcoX, uma marca de detergentes ecológicos a granel, e já experimentámos o da loiça, chão e o multi-usos e gostamos bastante de todos, mas o que acabamos por comprar mais vezes é este da loiça.

Em comparação a outros detergentes que já utilizámos antes este faz menos espuma, mas penso que seja porque os outros de supermercado são concentrados e este não, no entanto funciona perfeitamente.

Cajus

Na Origens a Granel encontramos uma grande variedade de frutos secos e costumamos fazer re-stock de alguns que o André é bastante fã, como os cajus (deliciosos!). Também é possível encontrar amendoins, amêndoa, nozes, pinhões, etc.

Risotto de legumes, arroz de tomate e mix de legumes

Recentemente experimentámos também os legumes desidratados e pessoalmente estes são uns dos meus produtos preferidos, porque são super práticos quando não tenho muito tempo para cozinhar e são deliciosos.

O mix de legumes desidratados (frasco pequeno da foto) é também uma das coisas que acabamos por comprar sempre porque fica delicioso em omeletes vegetarianas.

Risotto de legumes (topo), arroz de tomate (esquerda) e mix de legumes (direita)

Na loja existe também um risotto de shitake, mas ainda não o experimentámos, mas recomendo o risotto de legumes e o arroz de tomate. Para os cozinhar usamos água numa proporção de 3:1 em relação ao arroz e é uma refeição super rápida ou um óptimo acompanhamento.

Existe uma grande variedade de chá e desta vez decidimos experimentar o chá digestivo. Também têm chá de camomila, tisana, entre outros. Muitos dos chás, assim como outros produtos, têm a etiqueta “Bio” indicando que são produtos biológicos.

Granola de aveia e cereais de mel

Sempre que vamos a esta loja temos que trazer alguma variedade de granola ou cereais, desta vez foi a minha preferida: aveia e arroz tufado. Na realidade, esta é a única granola que eu gosto porque não sou muito apreciadora, mas o André gosta bastante e já experimentou umas quantas.

Quanto aos cereais, gostamos muito destes multicereais de mel e também dos corn flakes que a loja tem.

Sementes de chia

O último produto que trouxemos foram as sementes de chia, que já tinham terminado. Outro tipo de produtos que costumamos comprar nesta loja são especiarias, flocos de aveia e massas. Recomendo também as bolachas que vendem, principalmente as de canela.

Há também alguns tipos de produtos que ainda não experimentámos, como as farinhas, feijões, açúcares e frutos desidratados, mas que iremos certamente experimentar no futuro.

Sacos reutilizáveis de algodão orgânico

Como já tínhamos preenchido o nosso cartão da loja, pudemos trazer um dos artigos selecionados sem custo extra e optámos por estes sacos de algodão orgânico reutilizáveis. Escolhi o tamanho XS porque já temos outros sacos maiores e estes dão jeito para coisas mais pequenas, como quando compro cogumelos a granel, por exemplo.

Também existem outros artigos como escovas de dentes de bamboo, champôs e sabonetes sólidos, desodorizantes, copos reutilizáveis, entre outros. Costumo lá comprar o champô da Mind the Trash, o que acaba por ser mais prático do que comprar online.

Estas foram as compras de dezembro, normalmente vamos a esta loja uma vez por mês e este é um dos hábitos que queremos manter em 2020.

Guarda este post