Viagens

Cerdeira – Aldeia de Xisto

Hoje venho escrever sobre a aldeia de Cerdeira, uma aldeia da rede das Aldeias de Xisto situada na serra da Lousã e, na minha opinião, o local ideal para um retiro na natureza.

Para quem nunca visitou, recomendo vivamente que visite pois esta aldeia, apesar de pequena, é lindíssima. Fui passar um fim-de-semana prolongado com o meu namorado na altura de Abril e tivemos azar porque apanhámos chuva todos os dias.

Apesar da chuva, conseguimos apreciar a beleza da aldeia e algumas das coisas que mais me sensibilizaram foi o facto de promoverem práticas sustentáveis aos hóspedes. Logo no check-in foi nos pedido que fizéssemos a separação do lixo e a aldeia tinha ecopontos para reciclagem, o que nem sempre acontece.

Outro pormenor que adorei foi o facto da aldeia ter uma biblioteca onde é possível requisitar jogos de tabuleiro, como forma de incentivo a que os hóspedes se desconectem e desfrutem da tranquilidade. Nós entretemo-nos a jogar batalha naval (e eu ganhei quase sempre!).

Tivemos muita pena que estivesse mau tempo pois não conseguimos fazer o percurso pedonal pela serra, pois começou a trovejar e chover granizo quando estávamos ainda no início. Vamos com certeza voltar, com sorte com melhor tempo!

Guarda este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *