Desperdício zero

Cápsulas de café reutilizáveis

Durante os últimos meses substituímos várias coisas cá em casa por versões mais sustentáveis, de forma a evitar tanto lixo. Hoje venho-vos apresentar uma das minhas preferidas: cápsulas de café reutilizáveis! A nossa máquina de café é a Dolce Gusto Piccolo e encontrei na Amazon um pack de cápsulas próprias para a máquina.

Estas cápsulas são de plástico e vinham num pack de 6 cápsulas (também se vende o pack de 3) e para nós os dois é o número ideal de cápsulas. Também existem estas cápsulas em Inox, mas são um pouco mais caras e como não sabia se as cápsulas iam funcionar bem com a máquina optei por esta versão.

Para utilizar basta abrir a cápsula e colocar lá o café dentro, a quantidade ideal na nossa opinião são 2 colheres e meia (a colher vem incluída no kit). O café fica muito bom e um dos fatores que nos agrada bastante é que podemos experimentar vários cafés na nossa máquina, até mesmo de outras marcas! Neste momento estamos a experimentar vários cafés da Delta, da gama Cafés do Mundo.

Depois basta colocar o café na máquina de forma a que a abertura fique no sítio onde a máquina fura as cápsulas normais, no caso da Piccolo é na direcção da pega, mas basta verificar numa das cápsulas descartáveis onde fica o furo.

O único inconveniente destas cápsulas é ter de as esvaziar após cada utilização, mas na realidade não custa nada e rapidamente nos habituámos. As grandes vantagens são o facto de produzirmos muito menos lixo, pois as cápsulas descartáveis não são recicláveis e ainda poupamos dinheiro – pois enquanto que com as outras cápsulas o café ficava por cerca de 0,35€, com estas fica a menos de 0,10€.

Para além disso, ainda podemos re-aproveitar as borras de café que ficam na cápsula para outros fins, como fertilizante de plantas ou um exfoliante para a pele caseiro! Esta foi sem dúvida uma das minhas trocas sustentáveis preferidas até agora e das que mais recomendo.

Guarda este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *